quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Neste trabalho mostramos a tentativa de criar modos mais atraentes de trabalhar a História em sala de aula. Explorando para tanto a criatividade dos estudantes de modo a poder servir como referencial de semanas temáticas na escola. 

É sempre proveitoso trabalhar com arte, claro que exige um grande esforço do professor. A reforma educacional que tanto precisa ser feita no Brasil deve começar justamente pelo orientador em sala de aula. 

A arte é um tema até mais abrangente do que aqui abordamos, invente o seu próprio mecanismo de ensino. Esperamos que no Ceará também sejam implantadas aulas criativas nas escolas públicas, independente do maldito vestibular. 

Por que criar só no cursinho? Os estudantes de ensino médio e fundamental terão um rendimento bem maior como afirmam os professores, Luciana Worms, Cléber Alexandre Soares de Oliveira, José Eduardo Castilho, e Túlio Vilela. 

Faça sua parte em função do ensino de História e da diminuição da evasão escolar. É isso que propomos neste TCC, A História por meio da arte para que todos tenham direito a uma educação de melhor qualidade.Bibliografia:

PONTE, Sebastião Rogério. Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 200. A Belle Époque em Fortaleza: remodelação e controle. Pág.162.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. Unidade 8- O mundo da prática: O universo das artes. Pág142.
JONES, Terry. Série Os bárbaros. T.V. Escola.
SPVEY, Dr. Nigels série Como a arte moldou o mundo. T.V. Escola.
SAGAN, Cal. Série Cosmo. TV Escola.
ARRUDA, Maria Rosimar Brito. Teatro na Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel, em Pacoti-CE_Relato de uma experiência. Sobral-Ceará, 1999.
BANDEIRA, Pedro. Ora pois!_Asterix existiu e era Português. Especial Aventuras Na História_ROMA_1ª edição.Ed Abril.São Paulo-SP.Fevereiro de 2007.pág36.
Mestre Acordeon. Vem Camará.Praticando Capoeira. São Paulo-SP.Agosto de 2002. Crônica. Pág. 34.
OLIVEIRA, Cléber Alexandre Soares deCASTILHO, José Eduardo. O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA. UBC Distrito Federal

Nenhum comentário: