quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

RESUMO

A HISTÓRIA POR MEIO DA ARTE

Projeto de Monografia inicialmente avaliado pela professora Maria Sônia Machado na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA para conclusão do curso de Licenciatura Plena em História em Pacoti-CE, 2009 na disciplina de Projeto Pedagógico. Revisada pela última vez em 2018.

 José Aroldo Gonzaga Arruda Filho
(Historiador pós-graduado em Gestão Escolar)

RESUMO:

Por meio deste trabalho visamos à interdisciplinaridade entre História, Educação Física, Educação Artística e Literatura, propondo um novo olhar sobre a Arte e como trabalhar alguns elementos artísticos em sala de aula para a melhor apreensão da História. Ao mesmo tempo, pretendemos trabalhar com os estudantes na criação de textos que geralmente não são elaborados na escola, mas que deveriam ser, como, por exemplo: crônicas, poesias e ensaios. Para tanto, valemo-nos de textos próprios, alguns publicados em jornal escolar e internet tendo por base os documentários: "Os bárbaros", de Terry Jones, "Como a Arte moldou o Mundo", de Dr.Nigels Spivey e Cosmo, de Calr Sagan, as revistas, "Aventuras na História", artigo de Pedro Bandeira sobre o desenho animado "Asterix" , e Praticando Capoeira com artigo de Mestre Acordeon sobre o anacronismo na capoeira, texto de Marilena Chauí sobre o universo das artes e de Sebastião Rogério Ponte sobre "A Belle Époque em Fortaleza", além de casos reais transformados em crônica para incentivar o estudo sobre a história-local. Acrescentaremos também textos do professor da rede pública de São Paulo formado em História pela USP, Túlio Vilela, sobre como utilizar a série “Asterix, o gaulês” em sala de aula: "O mundo segundo Asterix e Obelix e Alguns dos povos apresentados nas histórias Asterix." Acrescentamos uma poesia própria no final e uma de Aldeni Marinho para que os jovens possam interpretar e criar suas próprias poesias em estilos novos.

Nenhum comentário: