quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho abordaremos uma forma crítica de análise sobre elementos artísticos, tais como: quadrinhos, cinema, desenho animado, teatro, textos literários, sendo estes, crônicas e poesias, e textos técnicos, no caso, ensaios.

O objetivo desejado será a criação de semanas temáticas de interdisciplinaridade, levando os estudantes a criarem seus próprios textos literários e técnicos, incentivando-os a se tornarem escritores no futuro, trabalhando a História de modo diferente, mostrando que as obras artísticas sempre escondem as reais intenções de quem as criam e que carregam em si muito mais informação do que a maioria dos espectadores consegue captar.

O procedimento que utilizaremos neste trabalho basear-se-á na análise dos textos abordados e na proposição de como utilizá-los em sala de aula de forma interdisciplinar.

Os autores que tomaremos por base são: Marilena Chauí, Dr. Nigels Spevey que nos possibilitaram uma nova visão sobre a arte, Terry Jones, Carl Sagan, Sebastião Rogério Ponte, Mestre Acordeon, Pedro Bandeira, que nos mostraram novas visões sobre a História e Túlio Vilela, que nos mostra a importância dos quadrinhos no ensino médio. 

Para complemento, mostraremos quatro letras de cantores e bandas brasileiros, da chamada arte de protesto: "Retrato De Um Playboy Parte 2", Gabriel o Pensador, "Toda Forma de Poder", Engenheiros do Hawaii, "Vítimas da sociedade", Bezerra da Silva e "A Canção Do Senhor Da Guerra", Legião Urbana.

Na parte sobre teatro nos serve de referencial teórico a monografia da professora formada em Estudos Sociais e pós-graduada em Administração Escolar pela UVA de Sobral-Ceará, Maria Rosimar Brito Arruda, Teatro na Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel, em Pacoti-CE.

E na parte de literatura, será exibido o texto Diálogos da História com a Literatura, resumo de palestra de José de Arimatéa Vitoriano de Oliveira, mestrando em História pela UECE.

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